Escritor de livros infantis Paulo Netho
Menu

Quem é o

Paulo Netho

Paulo Netho nasceu em Osasco, em 07 de setembro de 1964. Poeta e locutor.

Conheça o Paulo Conheça o Paulo

Quem é o Paulo Netho
O monstro medroso - medos, medinhos e medões
O monstro medroso - medos, medinhos e medões

Publicada em 28/05/2021

No ano 2000 lancei um livro que certamente marcou a infância de muitas crianças, intitulado Coisas de Arrepiar. 21 anos depois, pela Cara de Pavio Livros, em meio à pandemia, peguei na minha estante um exemplar desse livro e resolvi fazer uma nova versão, mas como? Eu me perguntei. Sem dinheiro pra pagar  um ilustrador, sem dinheiro pra nada, me aventurei à rabiscar o papel, pôr cores nos meus rabiscos e fiz a minha travessia até chegar ao formato de livro que eu desejava.

Claro que mudei o título do livro para O monstro medroso, porque considerei o poema mais emblemático deste conjunto de escritos. Então me socorri da leitura crítica do Chico dos Bonecos, irmão e querido amigo. Meses se passaram. Mais gente me ajudou como a Patrícia Girotto que, pacientemente, me deu dicas sobre o InDesign.

Depois que fechei o livro, só faltava publicar, mas cadê o dinheiro? Dinheiro não havia, mas o sonho me guiava. Numa manhã de abril de 2021 o telefone tocou. Era outro querido amigo, o Arquimedes Jr. Gomes, lá da Praia Grande, dizendo-me que estava preocupado comigo e se ofereceu para me ajudar. Eu disse a ele que o único problema era conseguir dinheiro para publicar este livro. "Eu vou te ajudar, não sei como, mas eu vou!" Pois é, às vezes o que as pessoas precisam é só de uma palavra amiga.

A boa vontade do Arquimedes funcionou como poção milagrosa. No dia seguinte, outro amigo, o Cido Amorina me procurou com a mesma preocupação e lhe disse que estava tudo bem comigo, ele também estava disposto a me ajudar. Contei a mesma história que já havia dito ao Arquimedes e ele me perguntou: "Paulão, quanto custa fazer este livro?" Simples assim. Essa conversa foi pela manhã, à tarde o Cido me liga dizendo que conversou com a Jaine Postigo, sua esposa, e eles resolveram me emprestar o dinheiro.

Gratidão total.

Aí, fui à luta e aqui está o nosso O monstro medroso, um livro de poesias que fala de medos, medinhos e medões, mas, sobretudo, de pequenos afetos e grandes esperanças. Sinceramente, espero que você, querido leitor, goste tanto deste livro quanto eu gostei em fazê-lo.


Deseja receber informativos em seu e-mail?

Digite sua Dúvida